sexta-feira, 31 de maio de 2013

Experiências com leitura e escrita


A minha experência com a leitura e escrita foi meio como um "lampejo".Eu entrei no primeiro ano com quase sete anos, naquele tempo existia pré, mas não alfabetizava. Na primeira série, aprendi o alfabeto e a professora utilizava a cartilha, eu fazia tudinho, mas para mim era como se eu estivesse fazendo o pré novamente. Terminei o primeiro ano sem aprender a ler eu era uma aluna "copista". Já na segunda série mudei para o Ismael uma escola aqui de Bragança, foi um período muito conturbado na minha vida. Minha mãe vivia de cama, pois tinha um caso sério de úlcera e precisava de cirurgia, meu pai, que já não está mais entre nós, trabalhava de encanador industrial numa firma, saía cedo e voltava à noite, não ganhava muito. Então ele dizia que não vencia comprar sapatos para mim e minha irmã e mandou que minha mãe comprasse um sapato de couro que durasse, na época chamava-se "Vulcabras", era um sapato masculino preto de amarrar, mas meu pai não entendia direito de moda, eu queria era uma "Melissa". Então eu sofria bullying, na escola me chamavam de "Maria Sapatão". Eu não comentava nada em casa. Mas, também continuava sem aprender a ler e escrever, só copiava.  Assim, um dia quase no final do ano meu pai descobriu que eu não lia e nem escrevia. Ele me perguntou se eu sabia o alfabeto, respondi que sim. Para ler é só juntar as letrinhas, disse ele. Eu nunca havia pensado nessa possibilidade e também não sabia que precisava estudar para passar de ano. Dizem que todos têm o seu tempo de aprender, eu tinha todas as ferramentas em minhas mãos, mas não sabia como utilizá-las e daquele dia em diante tentei me tornar a melhor aluna das turmas em que estudei. Agradeço a todos os professores que fizeram parte da minha alfabetização e em especial ao meu amado pai "in memória".

KATIA REGINA FERREIRA MATOS


Um comentário: